segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Midias VIII

A noção de gênero textual é importante para uma boa interpretação e produção de texto. Na verdade, a estrutura de todo texto é determinada, em grande parte, pela situação de comunicação: quem escreve, para quem, com que intuito, em que tipo de suporte (papel, rádio, TV, internet).
Essas condições de produção, em última análise, determinam o vocabulário, a estrutura do texto como um todo, a estrutura sintática, o tom (mais ou menos formal) e, até mesmo, o tipo de códigos que utiliza apenas texto, texto acompanhado de imagens e gráficos. Da mesma forma, para se interpretar um texto, a identificação de sua função social , fazendo parte dos Gêneros textuais da mídia impressa como a: noticia_ Relato de fatos ou acontecimentos atuais; a reportagem que o relato de fatos de interesse do público leitor, com acréscimo de entrevistas e comentários, proporcionando uma visão mais ampla do assunto; ou a entrevista para registrar depoimento de um indivíduo ou de um grupo de pessoas sobre um determinado acontecimento.; o editorial que é um texto de opinião, escrito de maneira impessoal e publicado sem assinatura. Nele os editores do veículo (jornal, revista) expressam sua opinião acerca de diversos assuntos, sobretudo os mais polêmicos e atuais da edição.; o artigo de opinião: assim como o editorial, também é um texto de opinião. No entanto, não representa o posicionamento do veículo frente ao tema tratado, mas apenas a do autor que o assina; também a crônica jornalística que aborda assuntos e acontecimentos do dia-a-dia, e contém traços de ironia e humor, pois seu objetivo principal é fazer uma crítica social ou política, fechando com a resenha crítica que apresenta uma obra (livro, filme, espetáculo, peça teatral, CD etc. Além da sua descrição, a resenha crítica traz uma análise de seus pontos favoráveis e/ou desfavoráveis, segundo a opinião do resenhista; e fechando dois gêneros: a Carta do leitor que um texto em que o leitor de um determinado jornal ou revista manifesta seu ponto de vista sobre um determinado assunto ou sobre artigos, reportagens publicados pelo veículo em edições anteriores e a divulgação científica que um texto de caráter informativo, de linguagem acessível e que têm como principal finalidade divulgar para o grande público as descobertas mais recentes no campo das ciências. Por exemplo, um tema que se encontra em vários jornais e revistas, atualmente, é a utilização de células-tronco em portadores de deficiências físicas.
Hoje, na área do ensino-aprendizagem, considera-se a linguagem como uma ação entre indivíduos orientada por um objetivo específico. Homens e mulheres interagem socialmente, sempre através de um gênero: conversa informal, cartas pessoais, poemas, relatórios profissionais, ensaios acadêmicos, e, também, através de gêneros da mídia impressa. Cada uma dessas interações depende das condições em que ocorrem: características sociais dos envolvidos, sob que pontos de vista se expressam, com que finalidade, em que suporte (papel, on-line, rádio, TV) e de que lugar fala. O ensino-aprendizagem da linguagem não pode desconsiderar essas questões que, em última análise, determinam o gênero dos textos.
Finalmente, este resgate de memória também possibilitou o acesso a questões relevantes desta jornada até aqui, mas que poderá ser ponto .

Nenhum comentário:

Postar um comentário