terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Zamia Zameocuca

Zamia – Zamia furfuracea
 Cristina Braga furfuracea, Zamia


Arbusto, pertence à família Zamiaceae, nativa do México, perene, semi-lenhoso, de crescimento lento, até 1.30 metros de altura e 2 metros de largura.

Cicas são da época dos dinossauros, são verdadeiros fosséis vivos. A Zamia é uma das Cicadáceas mais cultivada no mundo.

Tronco curto, às vezes subterrâneo de até 20 cm de altura, geralmente sem ramificação e marcado com cicatrizes da base de folhas velhas. Cresce muito lentamente quando jovem, mas seu crescimento acelera após o tronco amadurecer. O tronco carnudo serve como um reservatório de água em tempos de seca.

Folhas pinadas, de até 1 metro de comprimento, formadas por folhetos ovais, de textura coriácea, na cor verde-oliva, as vezes dentadas no topo, com cerca de 13 cm de comprimento por 2,5 cm de largura. A folhagem emerge de um ponto central, formando uma roseta.

Inflorescências masculinas e femininas dispostas em plantas separadas. A planta masculina possui cone cilíndrico e a planta feminina cone ovóide. Surgem no verão.

Sementes carnudas, vermelhas brilhantes, produzidas pela planta fêmea. Nem todas as sementes coletadas de uma planta madura são férteis a menos que sejam polinizadas cruzadamente.

Em paisagismo é usada em jardins como planta isolada ou em grupos em meio a gramados. Também muito usada em interiores em grandes vasos.

.

Cuidados com a Zamia
Clima: Tropical, Subtropical, Temperado. Tolerantes ao sal e à seca, pode ser plantada à beira-mar.

Cultivada a pleno sol, a planta cresce ereta e a meia sombra, a planta cresce mais na horizontal.

Aprecia o solo arenoso, com regas moderadas. O solo muito seco, pode causar a queda das folhas. Não colocar prato embaixo do vaso, o excesso de água causa podridão da raiz.

No início da primavera adubar com esterco de gado ou composto orgânico e no verão com NPK 10-10-10, seguindo a orientação do fabricante.

.

Planta Tóxica
Todas as partes da planta são venenosas, tanto para animais como para seres humanos.



Propagação
Multiplica-se por sementes. O processo de germinação é muito lento e difícil de alcançar no cultivo doméstico. As mudas são de crescimento lento e levará anos para crescerem. A propagação só é viável em viveiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário