quinta-feira, 28 de novembro de 2019
Inveja es monstro
"A inveja é mestre em sua sutileza. Ao enxergar que outro lutou para ocupar uma posição mais privilegiada e conseguiu, a inveja torna-se um sentimento insuportável dentro daquele que ficou de fora. Ver um amigo subir no lugar mais alto do pódio não produz neles a vontade de aplaudir. Ao contrário, a reação que tem é de nutrir o ressentimento através de discursos moralistas, já que agora passou estar engajado em causas muito mais nobres do que essa porcaria de sucesso.
No entanto, lá no fundo, é a inveja que já está dando as cartas. No fundo, ele gostaria mesmo é de estar no lugar do amigo aplaudido. Por isso, ele tenta de todas as maneiras se convencer de que sua vida é dedicada a luta por algo maior e coletivo. Porém, se tivesse uma única oportunidade, ainda que de forma fraudulenta, não hesitaria em querer experimentar este momento de glória, porque na realidade, o que ele mais nega é o que mais deseja.
“Se eu não bebo, ninguém vai beber” é o lema dos invejosos, é o lema dos que não tiveram a dignidade de assumirem os seus erros a fim de corrigirem a rota e lutarem pelos seus projetos.
Lutar por seus sonhos não é pecado. Ao contrário, desejar crescer e lutar para conquistar um lugar de destaque é louvável. Nada disso é repugnante como os invejosos tentam disseminar em suas ideologias impregnadas de inveja e maquiadas de causas benevolentes em favor dos injustiçados, mas que na verdade é apenas uma autodefesa para anestesiar-se da dor provocada por seus fracassos.
Não tenha um peso sequer em sua consciência para assumir que você vai trabalhar e se esforçar para se destacar da multidão, que você não deseja ser massa de manobra, que você cultiva a sua individualidade, a sua identidade e que por isso, não nasceu para passar em branco neste mundo que tanto quer te padronizar.
Não tenha um peso sequer em sua consciência para assumir que você quer ter sucesso, quer ganhar bem, quer prosperar, quer ter o melhor, a melhor casa, o melhor carro, a melhor carreira, o melhor reconhecimento, quer dar o melhor para sua família, quer o melhor projeto, a melhor satisfação pelo sentimento de dever cumprido.
Querer o melhor é louvável. Você não é igual a ninguém. Ninguém é igual a ninguém. Não somos iguais. Eu posso estar disposto mais do que você e você pode se dedicar mais do que eu. Plantaremos diferentes sementes, logo colheremos diferentes frutos.
Não há nada mais justo do que isso."
(Flávio Augusto da Silva)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário