Você já olhou bem de perto a sua rotina? Terminarmos o dia moídos ou com alguma energia é apenas questão de sorte.
Quem trabalha em escola e, principalmente, em sala de aula sabe que se vive a mil. Acorda cedo, sai correndo pra pegar condução, o café? Toma na escola mesmo( se der tempo!). Sorri, entra em sala, abraça um, abraça outro, mil atividades, planeja outras tantas, verifica cadernos e tarefas, preocupa-se com aquele que não fez a tarefa de casa pela terceira vez e também com o que não trouxe lanche pela segunda vez, se reúne com os colegas de trabalho, ajuda a resolver conflitos entre os alunos, participa de reuniões importantes ( e de outras que poderiam ter sido resolvidas por email...), replaneja, ajuda a família a ajudar o aluno, acompanha o recreio da turma, brinca junto, volta para a sala e começa tudo de novo até às três da tarde. Isso quando não há outro turno, o que é quase impossível!
Enfim...O caso é que arrumamos tempo para dar conta de tudo. E de todos.
E da gente? Será que damos conta? Muitas vezes, sentimos um cansaço avassalador e pensamos que algo está errado...E está!
Todo trabalho, por mais que sejamos apaixonados, desgasta. É natural. E o trabalho de quem está em sala de aula é ainda mais complexo. Lidamos com gente o tempo todo. Estamos conectados e não desligamos nem nos finais de semana. São nossas dores e delícias. Sabemos disso e topamos.
Então, o que fazemos para recarregar? Aguardamos as férias.
Mas o caso é que as férias demoooooram a chegar. E até lá, aguenta coração! Portanto, não tem jeito, precisamos recarregar todos os dias. Ou, sendo mais realista, algumas vezes durante a semana. E não precisa de nada mirabolante não. O que precisa é ser um compromisso sério. Com a gente.
Um café ou um chope gelado mudam o humor de qualquer um. Acompanhados de um papo gostoso, então, nem se fala! Ou só o papo gostoso também está valendo. Se der para fazer alguma atividade legal, melhor ainda. Do crochê à corridinha, tudo vale. Oxigena. Botar as pernas pro alto e ouvir um som, ler um livro delícia…
De um jeito ou de outro, temos que cavar essa brecha pra gente. Afinal, se fosse para trabalhar, iríamos mesmo cansados, não é mesmo? Então, por que cargas d'água abrimos mão do nosso descanso?
Se tudo isso for ainda complicado, e a tal casa no campo "para ficar no tamanho da paz" for um sonho distante, quem sabe haja um cantinho da sua casa onde você possa plantar seus discos e livros e nada mais... Daí, é só se esconder ali pelo tempo que quiser. E pausar. Sem moderação. Que tal?

Nenhum comentário:
Postar um comentário