SOLIDARIEDADE MECÂNICA E SOLIDARIEDADE ORGÂNICA
(da sociedade tradicional à sociedade moderna)
Inspirado em idéias de Spencer e em um método analógico (comparação), Durkheim desenvolveu a teoria no qual acreditava que as espécies sociais à semelhança das espécies vivas podem ser classificadas numa escala evolutiva das mais simples às mais complexas: caracterizou-se dois tipos de sociedade que corresponderiam ao inferior e superior da escala evolutiva, ou seja, de uma sociedade simples/tradicional à uma sociedade complexa/moderna; tais tipos consistem em duas formas de solidariedade social – dois princípios de integração entre indivíduos e grupos no interior das sociedades: solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.
» solidariedade mecânica: ocorre quando a consciência coletiva exerce um papel preponderante como princípio de integração social. A sociedade se apresenta como um conjunto mais ou menos organizado de crenças e sentimentos comuns a todos os indivíduos (membros do grupo) é a semelhança de crenças e sentimentos que mantêm os indivíduos e grupos unidos nesse tipo de sociedade todos exercem aproximadamente as mesmas atividades, dividem os mesmos deuses. São sociedades primitivas (tribais), onde existe a homogeneidade econômica e cultural. As consciências individuais são subordinadas à consciência coletiva. O direito é repressivo, para manter a coesão social.
» solidariedade orgânica: a integração social é realizada a partir da diferenciação entre indivíduos e grupos no interior da sociedade, existe um sistema de funções diferentes e especiais, que unem relações definidas, trata-se da solidariedade produtiva pela divisão do trabalho, que supõe precisamente a diferenciação e a complementaridade de funções com forma de cooperação e entre os membros da sociedade. São sociedades modernas que possuem uma organização complexa. O direito é restitutivo, não é tanto para punir as condutas desviantes, mas impor a separação dos prejuízos causados pelo descumprimento das obrigações profissionais ou funcionais.




Nenhum comentário:
Postar um comentário