DICAS PARA FICAR BEM EM CASA!
Cuidar da nossa mente é tão importante quanto cuidar do nosso corpo, e no momento que estamos passando é importante algumas ações para ajudar a manter uma saúde mental e o bom convívio familiar. Seguem abaixo algumas dicas simples que escrevi para você tornar o tempo que passará em casa mais agradável e produtivo:
1) ILUMINAÇÃO - Deixe a sua casa muito bem iluminada durante o dia, abra as janelas, cortinas e deixe a luz clarear a maioria dos ambientes, pois ambientes escuros favorecerem a depressão e a ansiedade.
2) LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO - Limpe e mantenha sua casa permufada e agradável para se viver. Uma casa suja e bagunçada refletirá em sua mente de forma negativa, tornando pesado e desagradável o ato de ficar dentro de casa.
3) EXPLORE - Utilize todos os cômodos, evite ficar sempre preso à sala e quarto, pois a falta de diversidade pode levar a instalação de uma rotina muito sem graça e desanimadora. Utilize espaços diferentes tais como o quintal, cozinha, entre outros.
4) CONVIVÊNCIA: Torne o mais agradável possível a convivência com os membros familiares. Brinque, dê risada, façam coisas juntos. Evite entrar em conflitos desnecessários, afinal, terão que dividir o ambiente domiciliar.
5) ENTRETENIMENTO: Diversifique todo tipo de diversão. Em geral as pessoas se prendem apenas à Netflix ou Televisão, mas com o passar dos dias isso empobrece a sensação de bem-estar. O importante é tentar mesclar outros tipos de entretenimento. Tentar jogos de tabuleiro ou cartas (tais como Uno, baralho, Imagem e Ação) com a família pode ser interessante para reanimar os vínculos.
6) MÚSICA É TERAPIA: Escute as suas músicas preferidas enquanto faz as atividades domicilares. Renomadas Universidades do mundo desenvolvem estudos que comprovam a eficácia psicoterapêutica da Música, então aproveite ao máximo este recurso.
7) ADQUIRA CONHECIMENTO: Utilize a ampla rede tecnológica que temos hoje para aprender e buscar novas informações construtivas pela internet, tais como aulas de música, inglês, cursos livres EAD, artesanato, culinária, entre outros. Você também pode se aproximar da sua religiosidade, pesquisando, lendo e assistindo vídeos e transmissões da sua religião.
8) EXERCITE-SE: Mantenha-se saudável com uma alimentação balanceada e tente manter uma rotina de exercícios, mesmo que seja mínima. Busque na internet meios de se exercitar em casa.
9) HOME OFFICE: Para os que vão trabalhar em casa, separe um espaço exclusivo, limpo e organizado para o seu ambiente de trabalho. Este espaço deverá ser acessado apenas por você e é importante que não sofra interferência de outras pessoas. Cumpra os combinados de Home Office feitos com seu supervisor, coordenador ou gerente, pois a economia brasileira depende da sua força de trabalho.
10) SIGA AS ORIENTAÇÕES DA OMS E SECRETARIAS DE SAÚDE: Evite sair de casa e siga corretamente as orientações de higiene e isolamento. Caso não haja um esforço coletivo, esta fase demorará mais para passar. O momento é de união, compartilhe produtos que você tenha em excesso e principalmente só saia de casa para tarefas essenciais.
Obrigado, espero que estas dicas te ajudem a passar um tempo de melhor qualidade no ambiente da sua casa e lembre-se que esta situação é uma grande oportunidade para a humanidade evoluir, só depende de como será nossa postura com o próximo.
Deus abençoe você e sua família,
Rafael Augusto Costa
Psicólogo Clínico
CRP 06/104288

Nenhum comentário:
Postar um comentário